Perguntas frequentes

Listamos aqui as dúvidas mais frequentes dos nossos usuários. Clique nas perguntas para visualizar as respostas. Caso você não encontre o esclarecimento que estava procurando, por favor entre em contato conosco.

Site

1. Para cadastrar as minhas músicas eu preciso separar e identificar a letra e os acordes de cada música?
Não. Basta colar a letra cifrada no Editor de música e clicar no botão Atualizar. Pronto! O ToqueFácil identifica automaticamente a letra e as cifras, e destaca com cores diferentes e personalizadas para facilitar a sua visualização. Você também pode destacar o refrão e as frases em que a segunda voz participa, se for o caso.

2. Cadastrei as minhas músicas. E agora, como faço para tocar e acompanhar?
Após cadastrar as músicas, caso queira tocar e acompanhar pelo site, você precisa criar pelo menos um repertório para que possa abri-lo através do painel de visualização. Dentro de um repertório fica a sequência das músicas na ordem de sua preferência. Pelo aplicativo, basta clicar em Conteúdo para baixar as novas músicas para o seu app e depois acesse as opções Músicas ou Repertórios.

3. Minhas músicas foram feitas no editor de textos. Como transferi-las para o ToqueFácil?
Cada pessoa utiliza uma formatação e layout próprios para montar seus documentos e identificar o título, o artista, o tom, o início e fim da letra cifrada, o uso ou não de capotraste, etc. Por não haver uma formatação padrão, infelizmente não há como fazer uma conversão automática. O usuário deve utilizar o Editor de Música para fazer o cadastramento no modo "copia e cola" ou buscar por músicas e repertórios prontos disponíveis pelos usuários no acervo do site.

4. Estou procurando uma música pela busca do site mas não a encontro. Por quê?
As páginas de busca de músicas e repertórios disponibilizam o material compartilhado pelos nossos usuários. Certifique-se que esteja digitando corretamente as palavras-chave que procura. Caso não encontre a música desejada, você pode cadastrá-la rapidamente pois o processo é muito simples. Basta colar a letra cifrada no Editor de Música que o ToqueFácil identifica automaticamente a letra e as cifras, e as destaca com cores diferentes.

5. Preciso de músicas atuais, mas pode demorar até eu reunir tudo o que preciso. Existe uma maneira mais rápida de fazer isso?
Sim. Na página de busca de repertórios do site, digite o que você está procurando. Selecione o repertório de sua preferência dentre os vários compartilhados pelos nossos usuários e clique no botão ajuda. Pronto! Agora você tem a sequência daquele repertório e todas as músicas que o compõem. Baixe para o aplicativo ToqueFácil e dê aquele show!

6. Durante a edição, minhas músicas ficaram com as frases um pouco longas. Vou conseguir visualizar os repertórios tanto em monitores grandes quanto em celulares?
Sim. O editor de música disponibiliza uma janela para edição proporcional ao tamanho do monitor do pc ou do notebook que você está usando. O painel de visualização vai dimensionar o conteúdo da música conforme a resolução do monitor ou da tela do seu dispositivo móvel. Tablets e celulares geralmente possuem resolução menor que os monitores de pc e notebooks. Por isso, se pretende visualizar suas músicas também em dispositivos menores, evite frases muito longas durante a edição das músicas para que possa visualizá-las do mesmo modo que você as editou.

7. Pretendo cadastrar minhas músicas mas o artista que procuro não aparece na lista. Como faço?
Limitamos os artistas a uma lista para mantermos o padrão dos nomes. Se fosse de preenchimento livre teríamos várias formas diferentes para identificar o mesmo artista. Isso dificultaria a busca de músicas pelo nome do artista. Sempre que quiser incluir novos artistas, nos envie os nomes através da página Contato que adicionaremos na lista padrão. Constantemente fazemos novas adições. Você também pode escolher o artista Outro caso não encontre o nome desejado na lista.

8. Se eu colocar uma música privada dentro de um repertório compartilhado ela será copiada? Como isso funciona?
Sim. Por padrão, músicas e repertórios são marcados como "Compartilhados" e ficam visíveis para que outros usuários possam copiá-los através das páginas de busca do site. Para conteúdos privados, desmarque a opção "Compartilhar" nas páginas de edição. A música privada é copiada junto com o repertório somente quando esse repertório estiver marcado como "Compartilhado". Músicas privadas que não fazem parte de nenhum repertório ou fazem parte apenas de repertórios privados não podem ser copiadas. Logo, não aparecem na página de busca. Da mesma forma, repertórios privados não estão disponíveis para cópia, mesmo que possuam músicas marcadas como "Compartilhadas".

9. Minha banda tem mais 4 integrantes. Podemos acessar a mesma conta para ter o mesmo conteúdo?
Sim. Vocês podem criar uma conta para a banda e instalar o aplicativo no dispositivo de cada integrante. Todos podem acessar a mesma conta, não há problema. Assim, quando atualizar uma música ou repertório, só precisará fazer uma vez.

10. O site ToqueFácil possui auto-rolagem de músicas?
Não. A auto-rolagem ou rolagem automática comum depende do tamanho da letra cifrada e da velocidade de execução, necessitando de ajuste a cada música. Na prática fica inviável tocar a sequência de um repertório dessa forma. O site ToqueFácil possui o modo de Paginação que permite visualizar um trecho maior da música, ampliando a percepção do conteúdo a ser tocado pelo músico. Os aplicativos ToqueFácil possuem os modos de Paginação e Rolagem Controlada (app PRO). Na Rolagem Controlada o usuário tem o domínio sobre a direção e a velocidade de rolagem das músicas, além da função "Salto", e quando irá aplicá-las. Para maior praticidade, utilize os pedais TFPDU-201 ou TFPDB-X1 para fazer o controle de paginação e rolagem, deixando as mãos livres para o instrumento. Os pedais são necessários no modo de Paginação quando o aparelho está na horizontal (exibe 2 páginas por vez) e no modo de Rolagem Controlada.

11. Onde fica o painel de visualização?
O painel de visualização é onde são executadas as músicas e os repertórios. Em qualquer lugar do site ou do aplicativo que você estiver visualizando uma lista de músicas ou repertórios, haverá ao lado o botão tocar, ou no app o botão . Este botão abre o painel de visualização com a música ou o repertório desejado.

12. Por que estou recebendo alerta de problemas no certificado do site quando acesso pelo meu celular?
Isso acontece porque os navegadores nativos dos aparelhos que possuem android com versão inferior a 5.1 não são compatíveis com os novos protocolos de segurança da internet, obrigatórios a partir de 2018 e presentes nos sites mais modernos. Se você visualizar os detalhes do certificado, verá que o mesmo está ativo, funcionando e dentro da validade. Essa falha não ocorre em navegadores mais modernos, como o Chrome. Então por segurança de modo geral, recomendamos evitar o uso do navegador nativo dessas versões mais antigas do android.

Aplicativo

1. Fiz o meu cadastro no site e instalei o app mas não aparece nenhuma música ou repertório no meu celular. Por quê?
Para utilizar o aplicativo ToqueFácil, antes você precisa criar a sua conta no site, cadastrar suas músicas e montar seus repertórios. Depois basta você abrir o app e baixar o conteúdo da sua conta. Pronto!
Imagine o ToqueFácil como as suas pastas de música, porém com vários recursos e a praticidade de ter tudo disponível a qualquer momento no seu pc, notebook, tablet ou celular.

2. Cadastrei novas músicas e atualizei meus repertórios no site, mas no aplicativo não aparece as mudanças que fiz. Por que?
Sempre que você fizer qualquer modificação no seu conteúdo do site, atualize o seu aplicativo ToqueFácil através da opção Conteúdo do menu principal.

3. Por que não posso cadastrar as músicas e os repertórios pelo aplicativo?
Para oferecer um material de qualidade, disponibilizamos vários recursos para a edição de músicas e repertórios. Devido ao conteúdo necessário nessas páginas, a exibição em telas pequenas se torna inviável. Além disso, o trabalho de edição e o manuseio desses recursos fica muito mais fácil usando o teclado e o mouse.

4. Quero abrir o aplicativo e tocar uma música, como faço?
No menu do aplicativo você pode abrir qualquer música diretamente pela opção Músicas ou selecionar um repertório que contenha a música desejada através da opção Repertórios.

5. Meu celular possui a tela pequena. Vou conseguir usar o aplicativo do ToqueFácil nele?
Sim. O aplicativo ToqueFácil é compatível com o sistema android a partir da versão 4.1 e é super leve. O painel de visualização adapta o conteúdo de cada música à resolução do dispositivo móvel. Se o sistema operacional do seu aparelho for android versão 4.1 ou superior, o app abrirá sem problemas, mesmo em dispositivos com telas pequenas de 3.5 polegadas, por exemplo.

6. Os aplicativos ToqueFácil possuem a auto-rolagem de músicas?
Não. A auto-rolagem ou rolagem automática comum depende do tamanho da letra cifrada e da velocidade de execução, necessitando de ajuste a cada música. Na prática fica inviável tocar a sequência de um repertório dessa forma. Os aplicativos ToqueFácil possuem dois modos para controle das músicas: Paginação e Rolagem Controlada (app PRO). A Paginação permite visualizar um trecho maior da música, pois amplia a percepção do conteúdo a ser tocado pelo músico. Na Rolagem Controlada o usuário tem o domínio sobre a direção e a velocidade de rolagem das músicas, além da função "Salto", e quando irá aplicá-las. Para maior praticidade, utilize os pedais TFPDU-201 ou TFPDB-X1 para fazer o controle de paginação e rolagem, deixando as mãos livres para o instrumento. Os pedais são necessários no modo de Paginação quando o aparelho está na horizontal (exibe 2 páginas por vez) e no modo de Rolagem Controlada.

7. Prefiro utilizar o notebook mas nem sempre há sinal de internet disponível para acessar o site. Qual alternativa eu tenho?
Você pode utilizar o aplicativo ToqueFácil em seu pc ou notebook sem depender da internet através de programas que simulam (emulam) o sistema android, como o Nox Player e o LD Player. Após a instalação do emulador que é muito simples, acesse a Play Store por ele e baixe o nosso app. Utilize o aplicativo normalmente como se estivesse usando em um tablet ou celular. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

8. Eu posso personalizar o painel de visualização das músicas de modo que fique mais confortável para mim durante as minhas apresentações?
Sim. Você pode escolher várias opções como as cores para o fundo do painel, para a letra, as cifras, o refrão, as tablaturas e as frases que identificam a segunda voz (se for o caso). Você também pode selecionar o tipo e o tamanho da fonte da letra cifrada, se deseja visualizar ou não a coluna de acordes e as cifras, o formato dos acordes (destro ou canhoto) e etc. O painel ainda possui outros recursos essenciais para apresentações ao vivo como a mudança de tom e transporte automático das cifras em tempo real, e a busca de músicas que não estão no repertório que você está tocando.

9. Como faço para escolher o modo de 1 página de cada música por vez e o modo de 2 páginas por vez?
A seleção do modo de visualização é feita automaticamente pelo aplicativo. Antes de selecionar uma música ou repertório, posicione o aparelho na posição retrato (em pé) para visualizar 1 página por vez ou na posição paisagem (deitado) para visualizar 2 páginas por vez. Lembramos que aparelhos com largura real inferior a 1024 pixels sempre exibirão 1 página por vez. A partir de 1024 pixels reais de largura, o modo de 2 páginas por vez é carregado automaticamente. Nesses casos existe uma opção na tela de Configurações para travar a visualização das músicas em 1 página por vez mesmo que o aparelho possua 1024 pixels reais de largura ou mais e esteja na posição paisagem.

10. Instalei o aplicativo no emulador android para usar no PC e notebook mas as letras ficaram distorcidas. Por quê?
Antes de abrir o aplicativo você deve verificar nas configurações do emulador se a resolução está igual à do monitor que você deseja usá-lo. Exemplo: monitor de 1920 x 1080 pixels. Ajuste a resolução do emulador para esses valores. Mantenha o DPI em 160. Assim o aplicativo ToqueFácil exibirá as suas músicas na forma correta e sem causar distorções. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

11. Para usar o aplicativo PRO eu preciso criar outra conta e reunir todas as músicas e repertórios novamente?
Não. Com o app PRO você continuará acessando a sua conta. A diferença é que esta versão do aplicativo permite que o usuário utilize vários recursos importantes que a versão gratuita não possui, como a visualização completa de todos os seus repertórios, a rolagem controlada, etc. Para saber mais detalhes sobre os recursos da versão PRO do aplicativo ToqueFácil, clique AQUI.

12. Tenho celular, tablet e notebook. Preciso comprar o app PRO para cada aparelho?
Não. Basta registrar nesses aparelhos a mesma conta da Play Store que você usou para comprar o app PRO. Os aplicativos pagos da Play Store ficam vinculados à conta do usuário e não ao aparelho. Caso a Play Store esteja cobrando novamente pela instalação, significa que você não está usando a mesma conta. Lembre-se: estamos nos referindo à sua conta registrada na Play Store. Não é a sua conta do site ToqueFácil.

13. Ao visualizar uma música no aplicativo, os últimos caracteres e linhas ficam cortados ou escondidos. Por que isso acontece?
O aplicativo ToqueFácil ajusta a letra da música conforme a resolução do aparelho, de forma que o conteúdo de cada página sempre fique enquadrado corretamente. Verifique se você editou as músicas corretamente no site pois o app tenta reproduzir as músicas da mesma forma que elas foram editadas, considerando, lógico, a resolução de cada aparelho. Veja também se você não alterou o tamanho da Fonte padrão do Android no aparelho. Apesar dos apps ToqueFácil possuírem suas próprias configurações de fonte, alguns aparelhos sobrepõem essas informações com os valores do Android. Se for o caso, retorne a fonte do Android no aparelho para o tamanho padrão e execute novamente o aplicativo. Caso o problema continue, utilize a opção Ajustes de resolução na tela de Configurações do app para alterar o número de caracteres por linha ou o número de linhas por página. Veja mais sobre o ajuste de resolução na página Como funciona.

Pedal

1. A paginação com a mão às vezes me atrapalha. Existe outra maneira de fazer isso?
Sim. Para deixar suas apresentações mais dinâmicas, utilize os pedais TFPDU-201 ou TFPDB-X1. Assim você fica com as mãos livres enquanto controla a paginação ou a rolagem das músicas confortavelmente com os pés. Para saber mais detalhes sobre os pedais, clique AQUI.

2. Os pedais funcionam em quais equipamentos?
O pedal TFPDU-201 funciona em pc, notebook, tablet e celular que possuam conexão USB comum ou micro USB dos tipos B ou C (para outros tipos de conexão, utilize um adaptador OTG específico). É compatível com Windows, Linux e Android (android 6.0 ou superior), inclusive emuladores Android.
Já o pedal TFPDB-X1 funciona em pc, notebook, tablet e celular que possuam conexão Bluetooth LE 4.2. É compatível com Windows, Linux e Android (android 4.3 ou superior).

3. Conectei o pedal no meu tablet mas o controle das músicas não funciona. Por quê?
Para dispositivos móveis (tablet e celular), conecte (ou sincronize) o pedal no aparelho antes de abrir o aplicativo para que o mesmo reconheça e aceite os comandos do pedal. Talvez seja necessário baixar novamente o seu conteúdo para o aplicativo. Para pc e notebook, geralmente o sistema operacional (Windows, Linux, etc) reconhece o pedal mesmo com o aplicativo em execução. Caso não reconheça, repita o mesmo procedimento para dispositivos móveis. Para saber mais detalhes sobre os pedais, clique AQUI.

4. Fico com receio de fazer compras pela internet. Como funciona o processo de compra do pedal?
Acesse a página dos pedais TFPDU-201 e TFPDB-X1 e leia todas as informações para certificar-se que o seu equipamento é compatível com o pedal escolhido. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Se decidir pela compra, clique no botão "Eu quero!". Você será redirecionado(a) para a janela do PagSeguro. Todo o processo de compra é feito em um ambiente seguro e criptografado. Nenhuma informação sigilosa é retida pelo ToqueFácil. Após a confirmação do pagamento, enviaremos o seu pedal em até 2 dias úteis e você poderá acompanhar os detalhes de rastreamento do seu pedido através da opção Meus pedidos do menu principal.

Dúvidas:

Continua com dúvidas? Por favor entre em contato conosco.